Artigos
Estratégias Tecnológicas E Aspectos Concorrenciais Das Empresas De Sementes De Milho Híbrido E Soja No Brasil
Este artigo discute as principais estratégias empresariais e vantagens competitivas utilizadas pelas empresas de sementes que atuam nos mercados nacionais de milho híbrido e soja. Entre as estratégias analisadas, observa-se que as empresas vêm utilizando o licenciamento de genes e de sementes, e a colaboração de pesquisa entre empresas como os principais mecanismos de apropriação e transferência tecnológica. Em relação às vantagens competitivas, a realização de contratos, a utilização do conhecimento tecnológico, o desenvolvimento de redes de comercialização e distribuição e de assistência técnica e a exploração de economias de escala e escopo foram os mais enfatizados pelas empresas analisadas.
Data de Publicação: 01/10/2002
Autor(es):
Giuliana Aparecida Santini Consulte outros textos deste autor
Luiz Fernando Paulillo (dlfp@power.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor