Artigos
Governança Corporativa em Empresas Sucroalcooleiras e de Biodiesel: o novo mercado enquanto estratégia de capitalização
RESUMO: A nova fase da economia brasileira, em que é cada vez menor a atuação do
governo federal enquanto agente fomentador de
investimento, tem forçado as empresas a recorrerem a novas estratégias de financiamento. Entre elas, destaca-se o
mercado de capitais. A maior proximidade entre empresas tradicionalmente familiares e o mercado financeiro foi
impulsionada pelo lançamento do novo mercado na
Bovespa. Para ingresso neste novo mercado, as empresas de agronegócio têm
gradativamente se aproximando dos modelos de
governança corporativa. O artigo trata de quatro empresas agroindustriais
- Açúcar Guarani, Cosan, Brasil Ecodiesel e São
Martinho - e demonstra como a governança corporativa tem contribuído para a gestão delas, e de que forma o
processo se estrutura dentro destas empresas,
comparativamente às melhores práticas de governança corporativa.
Data de Publicação: 27/03/2008
Autor(es):
Selene de Souza Siqueira Soares (selene@dep.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor
Luiz Fernando Paulillo (dlfp@power.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor