Governança Corporativa em Empresas Sucroalcooleiras e de Biodiesel: o novo mercado enquanto estratégia de capitalização

RESUMO: A nova fase da economia brasileira, em que é cada vez menor a atuação do governo federal enquanto agente fomentador de investimento, tem forçado as empresas a recorrerem a novas estratégias de financiamento. Entre elas, destaca-se o mercado de capitais. A maior proximidade entre empresas tradicionalmente familiares e o mercado financeiro foi impulsionada pelo lançamento do novo mercado na Bovespa. Para ingresso neste novo mercado, as empresas de agronegócio têm gradativamente se aproximando dos modelos de governança corporativa. O artigo trata de quatro empresas agroindustriais - Açúcar Guarani, Cosan, Brasil Ecodiesel e São Martinho - e demonstra como a governança corporativa tem contribuído para a gestão delas, e de que forma o processo se estrutura dentro destas empresas, comparativamente às melhores práticas de governança corporativa.

Data de Publicação: 27/03/2008

Autor(es): Selene de Souza Siqueira Soares (selene@dep.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor
Luiz Fernando Paulillo (dlfp@power.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor