Ciclo de Seminários Estudos IEA - Da formação socioespacial à diferenciação dos circuitos espaciais agropecuários na região de Araçatuba (SP).

 

Palestrante

Danton Leonel de Camargo Bini

 

Formação

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).


Área de atuação

Políticas de Desenvolvimento Regional Agropecuário.

 

Data: 15/04/2015

Horário: 14h00 as 16h00

Local: Instituto de Economia Agrícola

Praça Ramos de Azevedo, 254

4º andar – Auditório

  

Breve Resumo

Resultado da tese de Doutorado apresentada em março na USP, a presente pesquisa analisa a formação socioespacial agropecuária da região de Araçatuba. Norteada pela periodização das ocupações hegemônicas no espaço agrícola regional, ponderou-se a trama apresentada a partir da análise das anexações dos sistemas de objetos superiores que alicerçaram no tempo diferentes divisões territoriais da produção e do trabalho.

Café, algodão, pecuária bovina de corte e cana-de-açúcar configuraram ciclos de ocupações que se caracterizaram enquanto circuitos espaciais dominantes da agropecuária na região de Araçatuba. Usuárias da maioria das áreas agricultáveis do oeste paulista, a pecuária bovina de corte e a lavoura canavieira conformaram nas últimas décadas uma apropriação fundiária definida como sistema cana-boi.

Em coexistência com essas ocupações hegemônicas, outras culturas alimentares atuaram produtivamente para o abastecimento prioritário do mercado interno local, regional e nacional. Dispostas em níveis diferenciados de tecnificação, capitalização e organizacional, essas atividades agropecuárias se fazem presentes na horizontalidade do território usado em circuitos espaciais de hegemonia complementar e subalternos.