Diretrizes e Políticas Relativas à Integração das Ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Assuntos Estratégicos: gestão 2023-2026

RESUMO: O Agro paulista desempenha papel crucial para o estado, para o país e para o mundo e, em função das mudanças ecológicas, econômicas e sociais pelas quais passa o planeta, este desempenho pode e deve ser orientado e sempre aprimorado. Cabe ao Estado um importantíssimo papel de coordenação na promoção da eficiência técnica, não apenas da assim chamada agricultura sustentável, mas de todos os elos das diversas cadeias produtivas nas quais estão inseridos os setores agropecuário e agroindustrial. Este documento visa apre-sentar cinco diretrizes e políticas públicas da SAA, durante a gestão 2023-2026, com o obje-tivo de informar a Sociedade Civil e agentes públicos sobre a lógica subjacente à ação do Estado e a base legal com que ele se relaciona com a produção agropecuária e agroindustrial. São elas: sustentabilidade e conformidade do agro paulista; conectividade no campo; segu-rança no meio rural e por fim digitalização dos processos. A apresentação das diretrizes tem como objetivo permitir maior transparência das ações e possibilita que os atores de desenvol-vimento de todos os níveis de governo e de organizações da sociedade civil não apenas pla-nejem suas ações, mas exercitem seu monitoramento e aprimorem sua cooperação para o desenvolvimento não apenas do setor, mas do Estado de São Paulo.

Palavras-chave: política pública, defesa agropecuária, extensão rural, pesquisa agropecuá-ria, sustentabilidade, agro paulista.