Análise Da Movimentação Logística E Competitividade Da Soja Brasileira: Uma Aplicação De Um Modelo De Equilíbrio Espacial De Programação Quadrática - Andréa Leda Ramos de Oliveira Ojima

            A proposta deste trabalho é otimizar a distribuição logística da soja brasileiraaplicando-se um modelo de equilíbrio espacial de programação quadrática. O sistema detransporte da soja é um ponto importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta commodity é dado pelos custos de transporte. Nesse sentido, a otimizaçãodesse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. O complexo soja brasileiro tem aumentado a sua participação nas exportações dos produtos agrícolas nos últimos dez anos, mas os investimentos de outros países faz com que as exportações brasileiras não fiquem focadas apenas no crescimento da produção mas sim na eficiência de toda a cadeia produtiva.
            Para compor o modelo as regiões de excesso de oferta e demanda foramestimadas algebricamente com informações de produção, capacidade de processamento, elasticidades-preço de excesso de oferta e demanda e preços de mercado, assim podemos obter os fluxos de distribuição da soja brasileira. Desta maneira, podemos projetar novos cenários alterando-se os custos de transporte dos diferentes modais envolvidos através da implantação de novos projetos viários.
            O modelo pode ser expandido inserido-se novas regiões de destaque no segmento do complexo soja e, assim, conduzir políticas para novos investimentos no setor de transportes.