Custo Operacional E Ponto De Renovação De Tratores Agrícolas De Pneus: Avaliação De Uma Frota - Marli Dias Mascarenhas Oliveira

            O principal objetivo desta pesquisa é determinar o custo operacional e o ponto de renovação da frota de tratores agrícolas de pneus de uma empresa agropecuária, utilizando-se os dados dos dispêndios do uso de 39 tratores, entre os anos de 1983 e 1998.
            Aplicou-se o método do custo anualizado equivalente (CAE), pelo qual é possível determinar-se a idade de substituição dos tratores, a partir do custo operacional e do fluxo de caixa de cada trator.
            A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que dentre os custos operacionais as despesas com reparos e manutenção são as mais elevadas o que pode ser atribuído às altas horas de trabalho acumuladas, tornando antieconômica a utilização da máquina na empresa.
            Os valores calculados através do custo anualizado equivalente (CAE) apresentaram resultados maiores que os calculados pelo custo operacional. A diferença fundamental entre os dois métodos de cálculo está no CAE que considera uma remuneração ao capital utilizando a taxa de desconto do fluxo de caixa.
            O método do custo anualizado equivalente, mostrou-se eficiente na análise da vida econômica de tratores e na determinação do ponto de substituição de frotas, pois permite a substituição da máquina antes que ocorram as despesas mais altas com as mesmas.
            Caso contrário, a perda de capital provocada pela diminuição do valor presente do valor residual, calculado pelo CAE, pode invibializar o uso econômico da máquina.
            Verificou-se com a aplicação do CAE que a idade de substituição de uma máquina depende do valor inicial, das despesas anuais com o trator, do valor de revenda em cada ano e da taxa de desconto.
            Especificamente para esta empresa verificou-se que a idade economicamente ótima de troca situou-se entre quatro e cinco anos de vida útil do trator.

PALAVRAS CHAVE: trator agrícola, ponto de renovação, custo operacional