RECENTES MOVIMENTOS NO SETOR CITRÍCOLA: estratégias e um novo padrão competitivo

O atual quadro de crise do setor citrícola brasileiro, em virtude da recuperação dos pomares da Flórida e significativa evolução da oferta de laranja no mercado internacional, provocou uma expressiva queda nos preços da laranja. Na busca de uma solução alternativa para absorver o excedente de produção, surge a exploração de um novo segmento de mercado, qual seja, a exploração do mercado interno de suco de laranja, pronto para consumo, nas suas mais variadas formas: reconstituído (single strenght), pasteurizado, feito na hora (fresh juice), entre outros. Os  recentes movimentos estratégicos em direção  exploração deste novo segmento, cujos principais produtos em concorrência possuem características diferentes, estabelecem padrões competitivos distintos. Este novo segmento de mercado possibilita maiores condições de diferenciação de produto, em comparação a já existente, em que a estrutura é oligopolizada e o produto homogêneo. Entre as

principais estratégias deste novo padrão competitivo estão presentes: diferenciação de produtos,

integração vertical e formação de parcerias.

Palavras-chave: setor citrícola, competitividade, oligopólio, diferenciação de produto, integração vertical,  estratégias.

tec2-996.pdf

Data de Publicação: 01/09/1996

Autor(es): Aquiles Elie G. Kalatzis Consulte outros textos deste autor
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Mario Otavio Batalha (dmob@power.ufscar.br) Consulte outros textos deste autor