Pesquisadores do IEA apresentam trabalhos no ANPEC 2003

            Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) estarão presentes no XXXI Encontro Nacional de Economia (ANPEC) – 2003, entre os dias 9 e 13 de dezembro, em Porto Seguro (BA), com os trabalhos "Análise dos efeitos preço e câmbio sobre o preço do óleo de soja na cidade de São Paulo: uma aplicação do modelo VAR" e "Mudança tecnológica, de eficiência e produtividade total de fatores na agricultura brasileira - 1970-95".
            O pesquisador Mario Antonio Margarido e os técnicos Carlos Roberto Ferreira Bueno, Vagner Azarias Martins e Luciana Barboza Carnevalli analisaram os efeitos de variações na taxa de câmbio e preços internacionais do grão de soja sobre o preço do óleo de soja, em nível de varejo, na cidade de São Paulo. Para isso, utilizaram métodos de séries de tempo e modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), entre outros. O período analisado abrange janeiro de 1999 a dezembro de 2002.
            O pesquisador do IEA, José Roberto Vicente, utiliza a Análise de Envoltório de Dados (DEA) para analisar a produtividade total de fatores (PTF), mudanças tecnológicas e de eficiência na agricultura brasileira de 1970 a 1995, em nível de Unidade da Federação (UF). Os resultados mostraram os maiores crescimentos de produtividade nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O progresso tecnológico foi o fator mais importante nas regiões de agricultura mais avançada. O Estado de São Paulo apresentou o maior índice de mudança técnica entre as unidades da federação (+112%), responsável pela quase totalidade da variação observada na PTF.

Wilson Tomanik

Data de Publicação: 09/12/2003

Autor(es): Wilson Tomanik Consulte outros textos deste autor