REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NA ZONA RURAL

Qualquer política que busque melhorar a qualidade de ensino da escola pública estadual não pode deixar de fora a escola da zona rural, na qual os problemas apresentados são da maior gravidade, como o isolamento, a precariedade, a multisseriação e a terminalidade antecipada. A Secretaria da Educação, através da FDE e demais órgãos envolvidos com a problemática (CEI, COGSP, CENP, DRUH, DREs e DEs, Secretarias da Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Prefeituras Municipais), desenvolveu, a partir de um diagnóstico, um programa para a escola da zona rural. Após dois anos da sua implantação, são objetivos, para o próximo biênio, a continuidade do seu incentivo e o aprimoramento do processo pedagógico, assim como a consolidação de ações de apoio nas áreas de administração do transporte escolar, saneamento rural, meio ambiente e de desenvolvimento sócio-econômico da comunidade. Demos passos importantes, mas não eliminamos os focos de precariedade que resultam na baixa qualidade de ensino.

Data de Publicação: 01/09/1993

Autor(es): Paulo José de Lara Dante Consulte outros textos deste autor