Pesquisadores do IEA integram estudo inédito sobre a nanotecnologia na cadeia de produção da soja

            O projeto “Estudo sobre os impactos da nanotecnologia na cadeia produtiva da soja brasileira” – que avaliou a visão dos principais agentes sociais da cadeia de produção da soja sobre os possíveis impactos da revolução nanotecnológica nos segmentos do setor – foi transformado em livro. O lançamento está previsto para o início de novembro, durante Seminário de aniversário do Instituto de Economia Agrícola (IEA). A temática e os principais resultados da pesquisa serão apresentados em uma das mesas do evento.

            As inúmeras aplicações das nanotecnologias na agricultura e na indústria agroalimentar acenam para a introdução de novas práticas de manejo no campo, inovações na fabricação e utilização de insumos agroquímicos e de máquinas, sofisticação dos processos de transporte e de embalagens de produtos, e incluem novos conteúdos na composição dos produtos alimentícios. No emergente mercado de produtos nanotecnológicos, empresas multinacionais já oferecem resultados em áreas como medicina, farmacêutica, cosmética, têxtil, automobilística e agrícola.

            A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e da Rede de Pesquisas em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (RENANOSOMA). Teve o apoio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

            O livro, que teve a organização de Paulo Roberto Martins e Soraia de Fátima Ramos também autores, contou ainda com Richard Domingues Dulley, Elizabeth Alves e Nogueira, Roberto de Assumpção, Sebastião Nogueira Junior, André Luiz de S. Lacerda e Marisa Zeferino Barbosa. 

Veja o release clicando aqui.

Data de Publicação: 01/10/2009

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor