Coordenação Relacional e Cocriação de Valor: modelagem e proposta de aplicação na citricultura brasileira

RESUMO: Este artigo é o primeiro passo para a criação de modelo de atuação estratégica com foco na criação de valor no segmento citrícola brasileiro, examinando-se as relações entre dois dosseus principais players: o produtor  e laranja e a indústria de suco. Para tanto, 1) revisitam-se os elementos básicos utilizados na composição de modelo de interação empresarial que explora a natureza dos mecanismos de coordenação relacional que emergem dos interesses coletivos das empresas em relacionamentos diádicos e que dão margem à cocriação de valor  empresarial; 2) apresenta-se uma revisãoe da história de conflitos entre citricultores e indústria de suco.

Data de Publicação: 27/10/2009

Autor(es): Irene Raguenet Troccoli (irene.troccoli@estacio.br) Consulte outros textos deste autor
Joyce Gonçalves Altaf (jgaltaf@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor