Situação do Mercado de Produtos Orgânicos e as Formas de Comercialização no Brasil

RESUMO: A agricultura orgânica tem se desenvolvido rapidamente no mundo nos últimos anos, com uma taxa média de crescimento ao redor de 25%. No Brasil, há um crescente aumento no número de produtores familiares e de grandes produtores ligados a empresas privadas, relacionados ao mercado interno e externo, respectivamente. Entretanto, o mercado é ainda um dos principais desafios a ser superado. Este trabalho consiste numa revisão de literatura que pretende ressaltar o tamanho da agricultura orgânica e suas características mercadológicas no Brasil e no mundo. Abordam-se as características brasileiras referentes à exportação e, também, ao mercado interno, com enfoque nas formas de comercialização utilizadas por pequenos e grandes produtores, certificação orgânica e precificação. Observa-se que as exportações estão seguindo a mesma lógica brasileira de produtos convencionais para abertura de mercado e também a existência de altas expectativas com a regulamentação da lei que influenciaram toda a cadeia de produtos orgânicos.

Data de Publicação: 25/11/2009

Autor(es): Priscila Terrazzan (terrazzan@biosistemico.com.br) Consulte outros textos deste autor
Pedro José Valarini (valarini@cnpma.embrapa.br) Consulte outros textos deste autor