Estratégias de Mercado das Vinícolas Paulistas através de Estudo de Múltiplos Casos

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias adotadas pelas vinícolas no Estado de São Paulo, especificamente, na região localizada nas cidades de São Roque, Jundiaí, Louveira e São Paulo. A metodologia foi o estudo de múltiplos casos. Para atingir os objetivos propostos, foram conduzidas entrevistas com os proprietários e visitas às vinícolas. No arranjo produtivo local, as vinícolas estão organizadas em associações, sindicatos rurais e conselhos de turismo com o objetivo de promover os vinhos regionais e o enoturismo. O turismo rural é o principal canal de distribuição para vinhos, licores, frutas e doces. A diversificação de atividades como lojas, visitação e restaurantes estão presentes nas vinícolas. Os proprietários caracterizam-se como pequenos produtores familiares, exceto em um dos casos. São descendentes de italianos e suas famílias estão nesta atividade por duas a três gerações. As vinícolas procuram criar uma paisagem rural com parreirais para visitação. A maioria delas compra as uvas de outros produtores e, em alguns casos, compram o vinho e somente o engarrafam. A região pode ser caracterizada como um pequeno cluster de vinhos e o território é representado por relações formais e informais entre os atores sociais, com objetivos de solucionar problemas produtivos e de mercado.

Data de Publicação: 30/04/2010

Autor(es): Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vivian Strehlau Consulte outros textos deste autor
Humberto Sebastiao Alves (hsalves@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor