Diagnóstico de Mercado junto a Consumidores de Mel no Município de Pirassununga, Estado de São Paulo

RESUMO: Este trabalho busca contribuir para o aumento do conhecimento da cadeia produtiva de mel no âmbito regional. A metodologia utiliza técnicas de estatística descritiva e análise multivariada de dados, tais como a de análise fatorial e de correspondência. Para tanto, utilizou-se de um questionário envolvendo informações pessoais, consumo, acesso a ações publicitárias sobre o produto e percepção sobre elementos do composto de marketing do produto (preço, embalagem e ponto de venda), entre outras. Os resultados aqui constatados sugerem uma correlação positiva entre os níveis de escolaridade maiores dos entrevistados e um maior consumo de mel entre eles. Além disso, o tipo de consumo observado na maioria dos entrevistados enfatiza que o mel já é percebido como um alimento que agrega qualidade e saúde nutricional para a população. De modo geral, a cadeia ainda se ressente de maiores investimentos em marketing e de posicionamento estratégico de produtos como evidenciado nas respostas junto aos entrevistados.

Palavras-chave: agronegócio, cadeia produtiva do mel, perfil do consumidor, análise multivariada.

Data de Publicação: 28/05/2010

Autor(es): Celso da Costa Carrer Consulte outros textos deste autor
Ricardo Firetti (rfiretti@aptaregional.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Guilherme Canteiro Martins Consulte outros textos deste autor
Célia Regina Orlandelli Carrer Consulte outros textos deste autor
Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro Consulte outros textos deste autor
Luis Fernando Soares Zuin Consulte outros textos deste autor