Viabilidade Econômica e Risco da Rotação e Consorciação de Cultivos para a Integração Lavoura-Pastagem em Condições Irrigadas no Cerrado Brasileiro

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade econômica e o risco da rotação e consorciação de cultivos visando a integração lavoura-pastagem em áreas irrigadas no Estado de Goiás. O trabalho foi conduzido na Fazenda Capivara, da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, Estado de Goiás, sob um pivô central dividido em quatro quadrantes (Q) de 6 ha cada um, contendo diferentes níveis de integração entre o componente pastagem e lavoura, sendo Q1 com pastagem de braquiária o ano todo, Q2 com braquiária no verão e feijão irrigado no inverno; Q3 com milho em consórcio com braquiária no verão e feijão irrigado no inverno; e Q4 com milho no verão e feijão irrigado no inverno. Os quadrantes foram avaliados durante três safras (2005/06 a 2007/08). A integração lavoura pastagem em áreas irrigadas combinando pastagem durante o verão com produção de grãos durante o inverno foi economicamente viável. Os melhores resultados em termos de viabilidade foram obtidos nas safras 2006/07 e 2007/08, principalmente, em função dos preços elevados para milho e feijão vigentes nestas safras. O lucro líquido por hectare foi maior em rotações que incluíram apenas milho e feijão. Já a relação benefício/custo e a margem de lucro foram melhores na combinação de pastagem durante o verão e feijão irrigado durante o inverno. O menor risco foi observado na combinação de braquiária no verão e feijão irrigado no inverno.

Palavras-chave: rotação de culturas, consorciação de cultivos, integração lavoura-pastagem, viabilidade econômica, custos de produção.

Data de Publicação: 28/05/2010

Autor(es): Alcido Elenor Wander (ader@cnpaf.embrapa.br) Consulte outros textos deste autor
Rodrigo da Silva Souza Consulte outros textos deste autor
Tiago Ribeiro Ricardo Consulte outros textos deste autor
Pedro Marques da Silveira Consulte outros textos deste autor
Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor