Estratégia de Diferenciação por Meio do Selo de Indicação de Procedência da Região do Vale dos Vinhedos no Estado do Rio Grande do Sul

RESUMO: Este estudo tem como objetivo caracterizar a estratégia de diferenciação por meio da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. Para alcançar tal objetivo, faz-se uma análise com base em dados coletados em entrevistas com as empresas vinícolas Miolo, Casa Valduga e Vallontano Vinhos Nobres, localizadas no Vale dos Vinhedos, que conquistaram o selo de Indicação de Procedência para alguns de seus produtos. Fez-se uso também de pesquisas exploratórias em referências teóricas sobre o assunto abordado. A análise indica que foi possível um aumento das vantagens competitivas de qualidade, agregação de valor e exploração do potencial turístico da região após a efetivação das estratégias adotadas nos processos produtivos e na comercialização, a partir da conquista do selo de Indicação de Procedência. Além disso, a conquista do selo tem contribuído para a inclusão da agricultura familiar, para a formação de novas atividades, como o enogastroturismo, e para o desenvolvimento da região.

Data de Publicação: 14/06/2010

Autor(es): Suellen Moreira de Oliveira (suellen_oliveira@hotmail.com) Consulte outros textos deste autor
Luciane da Silva Rubin (luciane.rubin@yahoo.com.br) Consulte outros textos deste autor
Tania Nunes Silva Consulte outros textos deste autor