Avanço da Mecanização Canavieira e Alterações na Composição, na Ocupação, na Sazonalidade e na Produtividade do Trabalho em Empresas Sucroalcooleiras, Estado de São Paulo

RESUMO: Comparou-se a evolução da produção sucroalcooleira e da mecanização canavieira com o número e tipos de pessoas formalmente ocupadas em empresas do setor em São Paulo, de 2007 a 2009. Analisaram-se indicadores de sazonalidade de emprego e de produtividade do trabalho. Nas empresas do cultivo da cana-de-açúcar caiu a ocupação, enquanto aumentava nas empresas de produção de açúcar e álcool. Aumentou a ocupação em atividades industriais, administrativas, de apoio ou não sucroalcooleiras, e diminuiu na agricultura. Nesta, diminuíram os Trabalhadores Canavieiros não Qualificados e cresceram os Trabalhadores da Mecanização Agrícola, fatos associados à intensificação da colheita mecânica de cana. Reduziu a sazonalidade de emprego dos Trabalhadores Canavieiros não Qualificados, embora permanecesse alta. Os indicadores de produtividade do trabalho registraram expressivo aumento.

Palavras-chave: ocupação sucroalcooleira, empresas sucroalcooleiras, produtividade do trabalho, sazonalidade de emprego, São Paulo, Brasil.

Data de Publicação: 29/09/2010

Autor(es): José Giacomo Baccarin Consulte outros textos deste autor
José Jorge Gebara Consulte outros textos deste autor
Júlio Cesar Borges Consulte outros textos deste autor