ESTRUTURA DE MERCADO INTERNACIONAL DE CARNE SUÍNA E A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

 

 

RESUMO: Este artigo é uma pesquisa qualitativa que caracteriza a estrutura de mercado internacional de carne suína e a participação brasileira. Observou-se uma estrutura de mercado dominada por grandes exportadores tradicionais, como Dinamarca, EUA, Canadá, Alemanha e Países Baixos. Estes países tiveram a capacidade de criar um mercado altamente regulado que dificulta a atuação de ingressantes potenciais como o Brasil. A participação do Brasil no mercado internacional ainda é pequena, quando comparada à capacidade produtiva do país. Existem grandes oportunidades a serem exploradas em mercados não tradicionais de carne suína, como Rússia e China que observam um padrão regulatório diferente do influenciado pelos países exportadores tradicionais.

 

 

Palavras-chave: carne suína, comércio internacional, estrutura de mercado internacional.

 

 

Data de Publicação: 28/12/2010

Autor(es): Fabiano José Coser Consulte outros textos deste autor
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