Encerramento e 1° previsão da safra agrícola da laranja

 

            A safra agrícola 2009/10 de laranja encerrou com produção comercial de 297,5 milhões de caixas de 40,8kg, para o Estado de São Paulo, não considerando 22,6 milhões de caixas perdidas e 2,1 milhões de caixas provenientes de pomares domésticos. 
 

            A área total plantada no Estado foi de 608,6 mil hectares, sendo 555,1 mil hectares de pomares produtivos, com uma produção final de 1,75cx 40,8kg por planta. As primeiras estimativas para a safra agrícola 2010/11 sinalizam um volume total a ser produzido de aproximadamente 353 milhões de caixas (inclui laranja para indústria, mesa, fruta de pomares domésticos e perdas), em 573,2 mil hectares. 
 

            Ainda é cedo para se ter uma definição desta safra. É sabido que a florada ocorrida no segundo semestre de 2010 foi boa devido ao stress que as plantas sofreram pela falta de chuva, todavia a mesma estiagem colaborou para que não houvesse a ocorrência de “estrelinha”. Entretanto o “pegamento” dos frutos ficou condicionado às chuvas de dezembro e início de janeiro, período após o levantamento de campo desta pesquisa, principalmente para as variedades precoces. 
 

            Ainda há expectativas em relação à florada de fevereiro, bem como de fatores como o La Niña, que podem influenciar no volume da safra até o momento da colheita. 
 

Clique aqui e veja mais detalhes

Data de Publicação: 21/01/2011

Autor(es): Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Consulte outros textos deste autor