Transporte Ferroviário de Produtos Agrícolas sob a Ótica da Economia dos Custos de Transação: algumas experiências

RESUMO: As transformações ocorridas após a privatização do setor ferroviário fizeram com que a estrutura de governança desse setor também fosse alterada. A nova forma de coordenação em que as ferrovias estão inseridas pode ser avaliada por meio da análise das transações. Este trabalho busca identificar a existência de custos de transação no ambiente ferroviário e a construção de um índice de custo de transação (ICT) avaliando-se assim a forma de governança. As movimentações de quatro importantes produtos agrícolas foram analisadas: soja, farelo de soja não GM, açúcar e álcool. As dimensões das transações analisadas foram: especificidade dos ativos, frequência e incerteza. Os resultados indicaram que o maior ICT obtido foi para o farelo não GM e para o álcool. Contudo, os ativos avaliados para todos os produtos apresentaram especificidades que variaram entre média e alta, o que permitiu concluir que no setor ferroviário os custos de transação envolvidos são altos, promovendo a adoção de novas estratégias e formas de governança para mitigar o risco associado às transações, como por exemplo, os contratos de longo de prazo e de parcerias.

Data de Publicação: 30/11/2011

Autor(es): Andréa Leda Ramos De Oliveira (andrea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor