Globalização do Agronegócio Brasileiro: estratégias do grupo COSAN

 

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar a inserção do agronegócio brasileiro no contexto capitalista atual a partir do estudo do grupo COSAN, em função da expressividade adquirida após sua abertura de capital. A partir do método científico histórico dedutivo da dinâmica da financeirização, organização e gestão do grupo COSAN e análises dos dados secundários da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), foram identificados os principais interesses, estratégias e trajetórias de expansão do grupo. Além da captação de recursos com ações negociadas na BOVESPA e NYSE, a COSAN utilizou de outros mecanismos financeiros, como emissão de bônus perpétuos senior notes e financiamento do BNDES. Um caminho seguido pelo grupo foi o da verticalização, expansão da capacidade produtiva associada à ampliação geográfica no território nacional por meio de fusões e aquisições, novos investimentos e associações. Outro caminho foi a incorporação de inovações tecnológicas em suas atividades produtivas, logística de transporte, distribuição e comercialização por meio de aquisição, aliança estratégica e joint venture. Esse caminho foi iniciado após o descolamento entre as atividades de controle e as atividades produtivas da COSAN.

Palavras-chave: grupos econômicos, gestão, financeirização, acordo de unia, sinergias.

 

 

Data de Publicação: 28/02/2012

Autor(es): Adriana Renata Verdi (averdi@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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Sérgio Alves Torquato (storquato@apta.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor