Transformações Estruturais da Agropecuária Paulista e Mercado de Trabalho no Período 1948-2010: mecanização de processos e os impactos na produtividade, ocupação e salários rurais

 

RESUMO: As transformações da agropecuária paulista foram realizadas com intensa incorporação de inovações ao processo produtivo com incrementos expressivos do produto setorial e da produtividade total dos fatores uma vez que, havendo esgotado sua fronteira horizontal nos anos 1970, restou a possibilidade da expansão vertical com aumentos na produtividade do trabalho, da terra e operacional. Esta expansão fez com que a utilização de mão de obra recuasse de forma expressiva. A renda bruta agropecuária cresceu de forma persistente, ainda que com oscilações, enquanto a massa salarial que se elevou num primeiro momento passou à tendência de queda dos anos 1990 em diante. Os salários rurais, que estiveram estagnados até a metade dos anos 1960, crescem com a mecanização parcial dos anos seguintes até a metade dos anos 1980, quando experimentam queda até metade dos anos 1990, quando voltam a mostrar acréscimos relevantes num período em que foram completados os movimentos de mecanização incorporando a colheita. Nesse processo, o boia-fria, que surge pela elevada sazonalidade da modernização dolorosa da mecanização parcial, tende a sumir porque há redução da sazonalidade pela mecanização da colheita.

Palavras-chave: salários rurais, renda agropecuária, custos agropecuários, preços agropecuários, produtividadesagropecuária.

 

Data de Publicação: 28/02/2012

Autor(es): José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor