Preços De Mandioca Industrial Devem Recuperar-se Em 2003

            A produção nacional de mandioca da safra 2001/02, ainda em curso, deverá situar-se em 22,4 milhões de toneladas, apenas 0,5 % inferior ao resultado da safra anterior. Os menores níveis obtidos nos principais estados produtores foram compensados pelo aumento na produção da Região Nordeste, de 4%.
            No Paraná, maior produtor, de perfil predominantemente comercial e onde se concentram as principais fábricas de farinha e de fécula, a queda da produção foi de 5%. Essa conjuntura responde, em grande parte, pela não reversão do quadro de preços aviltados, que se verificou durante todo o período de comercialização da safra 2000/01, quando atingiu os menores níveis desde 1980 e que permanecem até o momento.
            Em São Paulo, embora a produção seja 17% inferior à do ano passado, conforme estimativa do Instituto de Economia Agrícola, em termos reais o preço médio recebido pelo produtor em agosto, de R$ 42,05 por tonelada, só supera o de novembro de 2001 (figura 1).

            As perspectivas, no entanto, são de que os preços comecem a reagir já nesses últimos meses da safra. Não há ainda nenhuma estimativa oficial de produção para a próxima safra, mas as informações das principais regiões produtoras são de queda acentuada no plantio da safra 2002/03.
            Entre as indústrias processadoras, há preocupação quanto à possibilidade de haver escassez de matéria-prima em 2003, o que faz com que algumas empresas, procurando estimular o plantio, estabeleçam contratos de compra futura por preço mínimo em torno de R$ 60,00 por tonelada.
            A possibilidade de elevação dos preços é reforçada também pela perspectiva de menor produção de milho, cujo amido é o principal concorrente da fécula. As elevações verificadas na taxa de câmbio também podem contribuir para melhorar o mercado, uma vez que aumenta a competitividade da fécula brasileira.
            Em 2001, as exportações de fécula apresentaram boa performance, evoluindo de 9,1 mil toneladas em 2000 para 17,9 mil toneladas, e em 2002, até junho, já foram exportadas 10,7 mil toneladas.

 

Data de Publicação: 26/09/2002

Autor(es): José Roberto Da Silva (josersilva@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor