Análise das Condições de (In)Segurança Alimentar dos Trabalhadores da Cana-de-açúcar no Município de Ouroeste, Estado de São Paulo

RESUMO: Esse trabalho traz um olhar diferenciado sobre as implicações das condições de trabalho na vida das pessoas empregadas na colheita da cana ao investigar dimensões de seu modo de vida por meio da lente da segurança alimentar. A hipótese desta pesquisa é de que as condições de trabalho e as condições de alimentação inerentes ao emprego na colheita da cana são determinantes para a (in) segurança alimentar dos trabalhadores. O objetivo deste trabalho é analisar as condições de segurança alimentar dos trabalhadores empregados na colheita da cana a partir das diferenciações de origem e das diferenciações de atividade de trabalho. A análise se guiou, em grande medida, por três categorias: o trabalhador “do lugar” empregado no corte manual; o migrante pendular empregado no corte manual; e, por fim, o trabalhador “do lugar” empregado na colheita mecanizada. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas, as quais foram norteadas por um questionário formado por perguntas abertas e por questões fechadas e, também, pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Por fim, pode-se concluir que o emprego na colheita da cana-de-açúcar não assegura condições de segurança alimentar aos trabalhadores, principalmente, aos migrantes. 

Palavras-chave: segurança alimentar, corte manual da cana-de-açúcar, colheita mecanizada, migrante, Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). 

Data de Publicação: 23/09/2014

Autor(es): Cléber José Vergínio Consulte outros textos deste autor
Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida Consulte outros textos deste autor
Vera Lúcia Botta Ferrante Consulte outros textos deste autor