Parceiros comerciais internacionais da floricultura brasileira

Resumo:

            Este trabalho teve como objetivo geral identificar os principais parceiros comerciais do Brasil para os produtos da floricultura, em termos de exportação, importação e saldo comercial no período 1989-2002. Especificamente foram quantificados os valores monetários da balança comercial brasileira do setor, por país de origem e destino, por categoria do produto, e foi analisada a taxa de crescimento anual dessas variáveis. O comércio exterior brasileiro de plantas vivas e produtos da floricultura perdeu a competitividade do setor como um todo, no período 1989-2002, pois enquanto o valor das exportações brasileiras crescia a 2,74% ao ano, o valor das importações crescia numa velocidade bem maior, 22,60% a.a., com a taxa de crescimento negativa do saldo da balança comercial (-4,13% a.a.). A análise do desempenho de cada categoria de produto exportado e a evolução do valor da balança comercial por principais parceiros do Brasil revelou que o País ainda é competitivo, pelo menos em curto prazo, nos casos de bulbos, mudas e folhagens de plantas ornamentais. O Programa FloraBrasilis está correlacionado ao melhor desempenho do valor da exportação e do saldo comercial de produtos da floricultura brasileira após sua implantação, assim como melhoria na taxa anual de crescimento dessas variáveis no período 1989-2002 em relação à de 1989-2000.

Data de Publicação: 28/05/2004

Autor(es): Ikuyo Kiyuna Consulte outros textos deste autor
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