Secretaria apresenta seu sistema para criação de planos diretores agrícolas municipais


A importância do sistema de informações rurais Plano Diretor Agrícola Municipal (PDAM) foi tema de seminário realizado em São Paulo, no último dia 29, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O PDAM tem como intuito contribuir para o desenvolvimento da agricultura regional transferindo conhecimento aos agentes do agronegócio e à sociedade paulista.

Com o PDAM, é possível elaborar metodologias para os técnicos e líderes locais terem a autonomia durante o processo de levantamento de informações. Esses dados são reunidos um banco de dados com informações primárias, secundárias, relatórios de consistência dos dados organizados, gráficos de comparação de anos agrícolas e o valor de produção das atividades, que auxiliam na tomada de ações para o setor.

O sistema mostra as principais atividades agropecuárias por valor de produção, as variedades de uma espécie e até o número de contratações de mão-de-obra temporária em um ano, além de comparar o seu crescimento ou queda e as dificuldades do município naquele ciclo.

“Levar ao produtor rural as importantes informações geradas em nossos institutos de pesquisa é uma das principais recomendações do governador Geraldo Alckmin para nós da Secretaria de Agricultura”, lembrou o secretário Arnaldo Jardim.

Parte do “Ciclo de Seminários IEA”, a palestra comandada por Carlos Eduardo Fredo, pesquisador do Instituto, apresentou as funcionalidades do PDAM2.1, desenvolvido pelo Instituto em 2001 e adotado nos municípios de Entre Rios de Minas, no Estado de Minas Gerais, e Dourado, Lagoinha, Piraju e Apiaí, em São Paulo.

Fredo destacou que a grande motivação do projeto é superar a falta de informações agrícolas e que é fundamental que haja um interesse municipal para a implantação.

“É preciso ter um empenho municipal para superar essa barreira, pois existem muitos entraves que dificultam a implantação, como: recursos humanos e financeiros, divulgação aos produtores rurais, articulação entre segmentos do setor e supervisão permanente”, declarou Fredo

Por Vinicius Matheus

Fotos Hélio Filho (disponíveis neste link)

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(11) 5067-0069

Data de Publicação: 31/03/2017

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor