Diagnóstico paulista sobre conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional

No diagnóstico elaborado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi possível sintetizar o cenário atual em relação à existência de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios do estado de São Paulo. Na análise foram utilizados dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), e o Valor da Produção Agropecuária (VPA) do estado de São Paulo dado elaborado pelo IEA e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, para uma caracterização territorial com base em dois indicadores.

 

Participaram da elaboração do documento Técnicos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CONSEA/SP, Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

 

A base de dados gerada proporcionou classificar as áreas de maior probabilidade de vulnerabilidade com baixo IDH e menor desempenho para o valor da produção agropecuária. O documento tem o objetivo de oferecer informações e subsídios que possam orientar os diálogos entre poder público, setores empresariais e sociedade civil durante a construção de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional nos municípios do estado de São Paulo.

Data de Publicação: 26/12/2017

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor