Comércio de hortaliças entre Brasil e Argentina

RESUMO :

O trabalho descreve o perfil da produção dos principais produtos olerícolas no Brasil e na Argentina, na vigência do MERCOSUL, no período 1990-2002. Apresenta a área cultivada e a produção brasileira, bem como o aumento da produção de alho, batata e cebola na Argentina, com o objetivo de abastecer o Brasil. Na comercialização, mostra o perfil do abastecimento de olerícolas nos principais mercados atacadistas de São Paulo (CEAGESP) e de Buenos Aires (MCBA). Analisa os produtos que foram transacionados com maior intensidade entre os países e a participação destes em quantidade e valor. A média exportada anualmente pela Argentina de alho, batata e cebola foi cerca de 10 vezes superior àquela importada com 5 produtos (tomate, batata, cebola, pimentão e alho). O Brasil é o principal importador de hortaliças da Argentina e também o maior abastecedor daquele mercado, evidenciando a possibilidade de intensificação comercial.

Trabalho apresentado no 44.o Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado no período de 25 a 30 de julho, Campo Grande - MS

Data de Publicação: 06/08/2004

Autor(es): Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Humberto Sebastiao Alves (hsalves@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Antonio Roger Mazzei (mazzei@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor