MEDALHA “RUY MILLER PAIVA”


Criada em 2017 pelo Decreto n. 62.915, de 9 de novembro, a medalha “Ruy Miller Paiva”, foi oficialmente lançada no aniversário de 75 anos do Instituto de Economia Agrícola – IEA, objetivando premiar autores de artigos científicos e técnico-científicos publicados nas revistas Informações Econômicas e Revista de Economia Agrícola, do Instituto, nas áreas de sócio economia agrícola e de desenvolvimento rural e, eventualmente, homenagear destacadas personalidades como reconhecimento pela sua contribuição ao agronegócio e valorização do agro brasileiro.

O prêmio será outorgado anualmente nas comemorações de aniversário de fundação do IEA, concorrendo os trabalhos aprovados e liberados entre os meses de maio do ano anterior e maio do ano da premiação. Esses serão submetidos à Comissão de Avaliação.

A primeira outorga da Medalha “Ruy Miller Paiva” ocorreu em novembro de 2018. Foram escolhidos cinco trabalhos finalistas que se ressaltaram por sua excelência entre os vários artigos publicados em ambas revistas, segundo regras elaboradas e divulgadas pela comissão responsável pela premiação.

Os trabalhos finalistas tiveram abordagens de variados temas, enfatizando preocupações com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. Participaram da fase final artigos de diferentes regiões do país evidenciando a diversidade da publicação na área.

Em 2018, a medalha foi concedida aos autores Rodrigo Peixoto da Silva, Luís Gustavo Baricelo e Carlos Eduardo de Freitas Vian, pesquisadores e professor da ESALQ/USP, pelo melhor trabalho científico “Estoque Brasileiro de Tratores Agrícolas: evolução e estimativas de 1960 a 2016”. Como personalidade do agronegócio foi escolhido o Eng. Agr. Ivan Wedekin, formado pela ESALQ/USP, diretor da empresa Wedekin Consultores.

Por meio dessa iniciativa o IEA procura prestigiar os trabalhos dos pesquisadores que se dedicam aos temas publicados em ambas revistas da instituição.

Data de Publicação: 07/05/2019

Autor(es): Instituto de Economia Agrícola (iea@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor