Commodities: futuros reagem em Nova York e retraem em Chicago

            O mercado futuro de grãos continua com tendência de queda e motivo de desânimo aos produtores brasileiros que estão iniciando o novo ano agrícola. A confirmação da excelente safra no Hemisfério Norte, gerando elevação nos estoques, vai continuar a pressionar as cotações dos grãos.
            Outubro voltou a ser um mês de cotação distinta para as diferentes commodities nos mercados internacionais, que são exportadas e/ou importadas pelo Brasil. Os resultados da análise das cotações externas das principais commodities agrícolas, com base nos preços médios dos contratos futuros de segunda posição de entrega, negociados nas bolsas de Chicago (trigo, soja e milho) e de Nova York (açúcar, café, algodão e suco de laranja), além da borracha na Malásia, café robusta em Londres e do boi na BM&F, são apresentados na tabela 1.

Tabela 1 – Variação dos preços das commodities nos diferentes mercados futuros, Segunda posição, novembro de 2003 a outubro 2004 (em percentagem)
 

Commodities
Mercado
Em outubro 04
Acumulado em 2004 
Acumulado em 12 meses
Açúcar
NY
3,07
42,79
48,54
Algodão
NY
-4,18
-35,12
-38,41
Café arábica
NY
2,36
23,07
21,37
Café robusta
Lo
-13,20
-14,58
-15,05
Suco Laranja CC
NY
5,11
20,96
16,18
Soja grão
CHT
-0,03
-31,19
-27,46
Milho 
CHT
-0,89
-13,56
-7,25
Trigo
CHT
-3,80
-17,07
-9,66
Borracha SM20
Malásia
5,12
0,30
-2,61
Boi
BM&F
5,02
7,78
-0,62
Fonte: Elaborado pelo IEA a partir dos dados das Bolsas Internacionais e BM&F

            O avanço na colheita das lavouras norte-americanas de grãos resultou em novas estimativas mais otimistas para as safras de soja, milho, trigo e algodão. Isto resulta em impactos negativos nas cotações do mercado de futuros desses produtos, como pode ser visto nos gráficos abaixo:

 

            Por outro lado, as informações sobre os efeitos dos furacões que passaram pela Flórida reverteram a tendência dos preços do suco de laranja, enquanto as perdas de safra da Índia, Tailândia e Austrália estão dando suporte ao mercado de açúcar. Esse resultado pode ser observado nos gráficos abaixo:

            As condições climáticas adversas afetaram a floração dos cafezais brasileiros, com impactos na produção da safra futura. Isto estimulou uma expressiva recuperação de preços em setembro, reforçando a reversão de tendência de cotação do produto que se vinha manifestando desde o final de 2004. Por outro lado, a excessiva oferta de café robusta de origem vietnamita provocou forte retração na cotação do produto, como pode ser observado nos gráficos abaixo:

            Os preços da borracha natural reagiram no mercado internacional, tendendo a melhorar as cotações para os produtores brasileiros. Por outro lado, o fim da estiagem em outubro e a redução da oferta de bois confinados estimularam reação nas cotações do mercado futuro do boi gordo para novembro, como pode ser observado nos seguintes gráficos:

            A continuidade da valorização do real e as dificuldades de alocação de recursos financeiros por parte do Ministério da Agricultura1 para dar suporte ao plano de safra 2004/05, associadas a cotações decrescentes no mercado internacional de grãos, vão afetar tanto as exportações brasileiras de produtos como o milho quanto as receitas dos agricultores que estão enfrentando custos crescentes.
            Assim, este ano agrícola vai ser um teste importante para se avaliar a competitividade do agronegócio brasileiro em uma conjuntura menos favorável. No caso dos produtos com mercado internacional favorável, como açúcar, álcool, suco de laranja e carnes, os consumidores já estão sentindo o efeito dos preços no mercado interno neste último trimestre do ano.

1 Ministério da Agricultura Pecuário e Abastecimento (MAPA): www.agricultura.gov.br

Data de Publicação: 12/11/2004

Autor(es): Nelson Batista Martin (nbmartin@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor