Produção e Comercialização de Anonáceas em São Paulo e Brasil

            O artigo analisa informações referentes à situação econômica das anonáceas (fruta-do-conde, fruta da condessa, cherimóia, atemóia, graviola, etc.), destacando-se os aspectos de pós-colheita e de mercado, como subsídios aos agentes da cadeia produtiva na tomada de decisões. Aponta um cenário promissor para a atividade no mercado interno, apesar da reduzida existência de levantamentos sistemáticos da produção de anonáceas por parte de órgãos oficiais que dificulta uma análise mais atualizada e específica a respeito da evolução, comercialização e participação dessas frutas no agronegócio brasileiro. Avanços tecnológicos, tanto na qualidade como na produtividade, e o conhecimento de boas práticas de colheita e pós-colheita, transporte e logística de distribuição das frutas são fatores de grande influência no aspecto final e no preço do produto.

Data de Publicação: 25/02/2005

Autor(es): Elizabeth Alves e Nogueira (enogueira@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Nilda Tereza Cardoso De Mello (nilmello@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Maria Lucia Maia (mlmaia@iac.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor