Mercado De Verduras: Planejamento E Estratégia Na Comercialização

O mercado de verduras, de maneira geral, esteve, no período 1995-99, mais sensível à variação de preços devido ao valor estabilizado da moeda. Quando os agricultores aumentaram a produção, tiveram de vendê-la a preços mais baixos. Para isso ser evitado, não se deve plantar na época de preços altos, quando estes forem maiores que a média e tenha havido superávit de caixa na safra correspondente anterior. Para ter maior sucesso no fluxo de caixa, o olericultor deve restringir o uso de defensivos, baixar os custos, diversificar a produção, anotar o período em que sua região pode produzir bem e procurar plantar nas épocas de produção mais promissora ou quando os preços ficarem cerca de um mês bastante baixos.

Data de Publicação: 01/03/2001

Autor(es): Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Antonio Roger Mazzei (mazzei@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor