Fatores de Ajuste da Oferta de Milho Safrinha em Relação à Oferta Total de Milho, de acordo com as Fontes de Crescimento da Produção

Resumo: Com dois conjuntos de séries históricas de dados – para a lavoura do milho (total) e milho safrinha – foi possível analisar as fontes de crescimento e os fatores de ajuste da oferta do milho safrinha em relação à quantidade total produzida. O Modelo Estrutural- Diferencial foi utilizado nas simulações. A crescente dependência da oferta do milho safrinha, para equilibrar a demanda, recai sobre 5 (cinco) estados, a saber: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás (96,37% da produção). O objetivo das simulações foi o de determinar em que medida os fatores de ajuste se verificam mediante contribuição do EfeitoÁrea (risco), do Efeito-Produtividade (tecnologia) e do Efeito Localização Geográfica (fatores locacionais favoráveis). As evidências foram de que o ajuste pela área foi significativamente maior do que pela produtividade e localização geográfica, tanto para o Brasil quanto para os estados produtores. Em que pese a crescente dependência do milho safrinha para o equilíbrio da oferta, a mesma recai sobre os avanços tecnológicos alcançados pela cultura de primeira safra e por outras lavouras de verão. O maior risco e a maior influência da área para a expansão de sua oferta revelam tentativas de diluição de custos fixos e compartilhamento do uso de insumos e das reservas de umidade do solo, notadamente no sistema de plantio direto, adotado de forma crescente nos principais centros produtores de grãos do País.

Artigo apresentado no XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural - SOBER, em Ribeirão Preto-SP, no período de 24 a 17 de julho de 2005.

Data de Publicação: 03/08/2005

Autor(es): Abel Ciro Minniti Igreja (abelciro@iz.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Marina Brasil Rocha (mabrasil@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Alfredo Tsunechiro (tsunechiro@uol.com.br) Consulte outros textos deste autor