Avaliação da Eficiência da Pequena Produção de Leite, Estado de São Paulo: indicadores de produtividade e índices zootécnicos

RESUMO:  A importância da pequena produção para o abastecimento do mercado de leite no Estado de São Paulo e para as economias locais (regiões de produção), assim como, os desafios impostos a esse segmento pelas mudanças estruturais e operacionais na respectiva cadeia produtiva no Brasil, tornaram imperativa a adoção de estratégias orientadas para assegurar a permanência dessa categoria de produtores paulistas na atividade. Dentro dessa perspectiva, e com o objetivo principal de garantir a permanência sustentável da pequena produção de leite no estado, em 2003, o SEBRAE-SP implantou, em regiões selecionadas do Estado de São Paulo, o Programa de Melhoria do Sistema Produtivo da Pecuária de Leite de Pequenos Produtores, estruturado para ser executado em três etapas.
A primeira teve como objetivos identificar as limitações e/ou potencialidades da pequena produção e definir ações para reverter os pontos negativos. Na segunda, os objetivos foram transferir os conhecimentos técnicos existentes e qualificar os produtores para adoção de práticas que não eram empregadas ou por desconhecimento ou por não terem sua importância reconhecida. A terceira etapa, na qual esse estudo se insere, teve como objetivo avaliar a performance do Programa por meio de análise evolutiva de indicadores de produtividade e de índices zootécnicos definidos na etapa inicial.
Os resultados mostraram que houve melhora significativa nos principais indicadores empregados, com destaque para a produtividade da terra que cresceu de 1345 l/ha/ano para 2427 l/ha/ano, de 2003 para 2004, e da produtividade do rebanho que passou de 2189 l/vaca em lactação/ano para 2677 /vaca em lactação/ano no mesmo período. Assim, o trabalho desenvolvido alcançou o objetivo geral do Programa de contribuir para a promoção da exploração sustentável da pequena produção leiteira no Estado de São Paulo. Destaca-se a orientação para a adoção de práticas apropriadas de administração, manejo e comercialização que, de modo geral, não exigem grandes despesas e contribuem para reduzir o custo de produção.
Finalmente, a análise evolutiva também apontou que o processo de mudança deve ser continuado para eliminar pontos negativos que ainda persistem, principalmente, no que se refere aos índices zootécnicos.

Artigo apresentado no V International  PENSA Conference on Agri-food Chains/Networks Economics and Management - 27 a 29 de julho de 2005 - FEA - Ribeirão Preto - SP.

Data de Publicação: 05/08/2005

Autor(es): José Carlos Gomes dos Reis Filho Consulte outros textos deste autor
Valquiria da Silva Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Pereira Amaral (apmaral@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Montragio Pires de Camargo Consulte outros textos deste autor