Banco Do Brasil Tem Linha De Crédito Para Financiar Agricultura Orgânica

                O Banco do Brasil já dispõe de uma forma sistematizada de atendimento a produtores orgânicos. Trata-se de uma linha de crédito chamada BB Agricultura Orgânica, específica para agricultores que adotaram práticas orgânicas de cultivo e criação e são certificados. Foi lançada em setembro do ano passado durante o I Encontro de Agricultura Orgânica realizado no Parque da Água Branca, em São Paulo. Na ocasião foi assinado convênio entre o Banco do Brasil, o Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD), de Botucatu (SP) e a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), sediada em São Paulo (SP), entidades responsáveis pela certificação orgânica dos produtos.
                O crédito destina-se a custeio, investimento e comercialização da safra. O financiamento conta com atendimento prioritário e tratamento diferenciado, para buscar a linha de crédito mais adequada para o produtor, com taxas de juros que variam conforme o programa. Para recursos do PRONAF, por exemplo, os juros são de 5,75% ao ano e para o PROGER são de 8,75% ao ano. As garantias exigidas pelo BB são de que o agricultor já produza com sistemas de produção orgânicos e que a certificação seja feita por uma das certificadoras parceiras, seja a AAO ou o IBD.
                O programa é nacional e as informações devem estar disponíveis em todas as agências do Banco do Brasil. Já conta com 463 contratos assinados nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, contemplando produtos orgânicos como arroz, banana, café, hortifrutigranjeiros e soja certificados. Maiores informações, caso não estejam disponíveis nas agências do banco, podem ser obtidas pelo telefone 0800-785678 ou pela internet:
www.bancobrasil.com.br
 
 
 

Data de Publicação: 01/06/2001

Autor(es): Maria Celia Martins De Souza (mcmsouza@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor