Consumidores De Produtos Orgânicos Da Cidade De São Paulo: Características De Um Padrão De Consumo

CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA

CIDADE DE SÃO PAULO: características de um padrão de consumo

SINOPSE: A Agricultura Orgânica caracteriza-se por uma forma de produção que procura minimizar o impacto ambiental da atividade agrícola graças à eliminação dos agrotóxicos e de quaisquer adubos minerais de alta solubilidade e recorre ao manejo das culturas a fim de atingir a otimização da produção. Procura produzir alimentos de alta qualidade sem qualquer resíduo tóxico, com maior qualidade nutricional e biológica. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa foi verificar algumas características do padrão de consumo dos consumidores de produtos orgânicos da cidade de São Paulo. Os dados foram coletados de março a julho de 1998 perfazendo 121 entrevistados. Concluiu-se que o padrão de consumo desse consumidor é caracterizado por grande fidelidade, apesar de ser um consumidor relativamente recente, isto é, iniciou esse consumo entre dois e sete anos atrás. Conheceu o produto orgânico através de amigos e quando passeava pelo parque que é o local da feira. Compra também produtos convencionais quando os orgânicos não estão disponíveis. O principal motivo de sua preferência está na qualidade do produto orgânico. O consumidor considera o preço desses produtos mais alto que os convencionais, mas paga por essa qualidade.

Palavras-chave: agricultura orgânica, consumidor, mercado agrícola, agroecologia.

 

ORGANIC CONSUMERS IN SÃO PAULO CITY:

featuring a consumption patternABSTRACT - Organic Agriculture fosters a kind of agricultural production that aims to minimize the environmental impact of agricultural activity by eliminating pesticides and mineral fertilizers of high solubility. In addition, it appeals for cultures handling in order to reach an optimum of the production and seeks to produce high quality food with no toxic residue and larger nutritional and biological quality. The main objective of this research was to verify a few characteristics of the organic consumer pattern. Data were collected from March to July, 1998 totaling 121 interviewees representing around 20% of the universe. It is concluded that: a) the consumer's consumption pattern is characterized by great fidelity, despite being this a recent pattern, i.e., since 2 to 7 years ago; b) consumers got acquainted with organic products through friends or a walk in the park where the fair happens; c) they also buy conventional products, when organic products are not offered; d) the main reason for their option lies in the quality of the organic product and e) even though they consider the organic more expensive than the conventional, they are still willing to pay for the difference in quality.

Key-words: organic agriculture, consumer, agriculture market, agroecology.

.

Data de Publicação: 01/12/1999

Autor(es): Ricardo Cerveira Consulte outros textos deste autor
Manoel Cabral de Castro Consulte outros textos deste autor