Desempenho comercial da agricultura brasileira: aos casos do feijão e milho

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho comercial do feijão e do milho do Brasil no mercado internacional no período 1994 a 2003. Para isso, foram estimados os graus de participação, abertura e dependência externa, além da taxa da cobertura. Foi constatado um baixo nível de inserção dos produtos no comércio internacional, refletido pelos níveis insignificantes de participação e abertura. No caso do feijão, o Brasil além de maior produtor mundial é também grande consumidor, participando com apenas 0,1% das exportações no mercado mundial. Com pequeno nível de dependência, o País foi importador líquido da leguminosa durante todo o período. Como produtor de milho, o País detém a terceira produção mundial, contribuindo com 3% das exportações mundiais, em média, no período. Com baixo nível de dependência, o País foi importador líquido de milho em termos de quantidade mas, a partir de 2001, inverteu sua posição em termos monetários. De fato, o Brasil tem espaço para reverter essa posição de importador líquido de feijão e consolidar seu papel como fornecedor de milho no mercado internacional, beneficiado por aumentos de produtividade e uso de tecnologias avançadas, bem como agregação de valores à sua produção.

Data de Publicação: 24/02/2006

Autor(es): José Newton Pires Reis Consulte outros textos deste autor