Avaliação Econômica Do Programa Estadual Melhor Caminho Nos Municípios De Ibitinga E Ubatuba

Resumo: No Brasil são escassos os estudos que avaliam o impacto de programas de estradas rurais. Entretanto, as estradas não pavimentadas têm péssima conservação e sua deterioração, por desenho ou construção sem a observância da conservação dos recursos naturais, traz severos danos aos usuários e à população em geral, dados os impactos causados ao meio ambiente. Visando contribuir para mudar o atual quadro de despreparo dos municípios e melhorar as condições de tráfego em suas estradas rurais, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (CODASP)  criou o programa “Melhor Caminho - MC” em 1997. Este estudo trata da avaliação econômica de melhorias em estradas não pavimentadas no Estado de São Paulo, procurando analisar os impactos do MC sobre a produção agropecuária, família e meio ambiente. A  metodologia utilizada para estimar os custos e benefícios das melhorias foi extraída de ADLER (1978)  e consiste em estimar a redução nos custos de manutenção dos veículos, considerando o tráfego normal, o tráfego gerado e desviado pela melhoria da estrada. Os dados foram coletados junto a produtores, agroindústrias e prefeituras locais. Estimados os benefícios e custos econômicos, procedeu-se à análise de viabilidade econômica do projeto, no horizonte de tempo de dez anos, segundo 3 métodos de avaliação econômica: Taxa  Interna de Retorno (TIR), Valor Líquido Presente (VLP) e Período de Recuperação do Capital (PRC). Os resultados mostram que o programa foi viável em Ibitinga segundo os métodos do VLP e TIR, que foi de 37%, e o PRC foi de 2 anos e 8 meses. Em Ubatuba, o projeto também mostrou-se viável segundo o método do VLP, e a TIR foi de 27%, apresentando PCR de 3 anos e 3 meses.
 

ECONOMIC EVALUATION OF THE PROGRAM STATE “MELHOR CAMINHO' IN  THE MUNICIPAL DISTRICTS  OF IBITINGA AND UBATUBA


Abstract: There are few studies that evaluate the impact of programs of rural highways in Brazil. However, the not paved highways have terrible conservation and its deterioration, for drawing or construction without the observance of the conservation of the natural resources brings severe damages in general to the users and the population, given the impacts caused to the environment. To contribute to change the current pattern of unpreparedness of the municipal districts and to improve the conditions of traffic in its rural highways, the Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo created the program 'Melhor Caminho ' in 1997. This study refers the economic evaluation of improvements in highways paved in the state of São Paulo, analyzing the impacts on the agricultural production, family and environment. The methodology used to estimate the costs and benefits of the improvements was extracted of Adler (1978) and it consists on estimate the reduction in the costs of maintenance of the vehicles, considering the normal traffic, the generated traffic and deviated by the improvement of the highway. The data was collected from producers, rural industries and local government. When the benefits and costs economic where estimated, it was proceeded to the analysis of economic viability of the project, in the horizon of ten year, according 3 methods of economic evaluation: Interns Tax of Return (TIR), Present Liquid Value (VLP) and Pay Back (PRC). The results show that the program was viable in Ibitinga according to the methods of VLP and TIR, which was of 37% and PRC  was of 2 years and 8 months. In Ubatuba, the project was also viable according to the method of VLP and TIR, which was of 27%, presenting PCR 3 years and 3 months.

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Data de Publicação: 10/08/2000

Autor(es): Ana Maria Pereira Amaral (apmaral@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Marina Brasil Rocha (mabrasil@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
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