Previsões E Estimativas Das Safras Agrícolas No Estado De São Paulo, Junho De 2001

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) realizaram, de 03 a 26 de junho, o 5o levantamento de previsões e estimativas da safra paulista, referente ao ano agrícola 2000/01, apresentando os resultados finais para a maioria dos produtos de expressão econômica para o Estado de São Paulo.
            Dentre os produtos que tiveram suas safras encerradas nesse levantamento, observa-se que, em relação ao ano agrícola anterior, a cultura do algodão teve acréscimos de 5,4% na área e de 14,6% no rendimento, resultando numa produção 20,7% maior. O aumento de área cultivada pode ser justificado pelo fortalecimento do mercado interno, em virtude da redução das importações.
            A área plantada com amendoim da seca apresentou pequena recuperação em relação à safra passada, enquanto que o rendimento teve ganhos substanciais (26,6%).
            Para o arroz registraram-se quedas de 10,7% na área plantada e de 7,0% na produção, uma vez que houve acréscimo de 4,2% no rendimento. Esse quadro pode ser explicado por se tratar de cultura de alto risco e baixa rentabilidade, principalmente na cultura de sequeiro.
            Observou-se que no cultivo de batata da seca houve elevação na área cultivada (4,1%), em virtude de preços compensadores na safra passada, e decréscimo de 4,3% no rendimento causado por irregularidades pluviométricas.
            Confirmaram-se os aumentos de área (12,5%) e de produtividade (21,7%), comparativamente a 1999/00, da cultura de feijão da seca, em resposta aos preços compensadores obtidos pelos produtores, nos meses de janeiro e fevereiro desse ano.
            Os resultados para a cultura do milho, relativamente à safra passada, foram confirmados: aumento de 15,0% na área, relacionado às boas condições de mercado durante a comercialização da safra anterior, e acréscimo de 11,0% na produtividade pelo fato de que as condições climáticas foram favoráveis à cultura, o que não havia ocorrido nos dois últimos anos. Também houve maiores investimentos na presente safra.
            As condições climáticas favoreceram o bom rendimento alcançado pela cultura da soja, na safra atual, e foi confirmada pequena redução de área (1,3%).
            Dentre as culturas de inverno, destaca-se o milho safrinha que teve a maior perda de área (15,5%) e grande recuperação do nível de produtividade (142,0%), resultado das melhores condições climáticas em relação às do ano agrícola anterior. Comportamento similar foi observado para a cultura de soja safrinha, embora com menor intensidade, ou seja, decréscimo de área de 1,5% e ganho no rendimento de 38,3%.
            Para a cultura do feijão de inverno espera-se, em relação ao ano agrícola anterior, aumento de 6,4% na área, de 13,8% no rendimento e de 21,1% na produção, como resultado de maior investimento na cultura, associado aos bons preços praticados na comercialização da safra passada.
            A cultura do trigo não apresentou modificação em relação ao levantamento anterior, isto é, esperam-se aumentos de 55,4% na área plantada e de 101,2% na produtividade, o que pode resultar numa produção de 51.650 toneladas, três vezes maior que a obtida em 1999/00. Esse quadro pode ser reflexo da excelente perspectiva para o mercado do trigo produzido internamente.
            Devido à ocorrência de geada e de seca em 2000, confirmam-se as reduções esperadas para área (5,4%), produção (18,9%) e produtividade (20,2%) da cultura do café, relativamente à safra passada.
            As previsões indicam para a cana destinada à indústria aumentos de 3,7% na área plantada e de apenas 1,1% na produtividade, em relação ao ano agrícola anterior.
            A produtividade da cultura da banana, que foi prejudicada no ano agrícola anterior por condições climáticas adversas, deve ser recuperada nessa safra e ficar ao redor de 20.410kg/ha. É esperada queda de 3,6% na área e aumento de 7,6% na produção.
            As informações para a cultura da laranja apontaram redução de 4,2% na área plantada, sendo que a produtividade média por pé deverá ficar 1,6% menor que a obtida na safra passada. Espera-se produção de 335,0 milhões de caixas de 40,8kg, 5,8% inferior à de 1999/00. Esse contexto pode ser explicado pelo abandono de pomares por parte de alguns agricultores e por problemas climáticos nas principais regiões produtoras do Estado.
            A área ocupada com os principais produtos agrícolas do Estado de São Paulo, que tiveram encerradas as colheitas da safra 2000/01, foi 7,94% superior à cultivada em 1999/00, bem como houve aumento de produtividade para a maioria deles. Essa situação reflete o dinamismo da agricultura paulista.
            O próximo levantamento a ser efetuado em setembro de 2001 trará as primeiras informações de intenção de plantio das culturas da safra de verão, e os resultados finais dos produtos agrícolas de inverno e de café.

Data de Publicação: 21/09/2001

Autor(es): Ana Maria Montragio Pires de Camargo Consulte outros textos deste autor
Denise Viani Caser (dcaser@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
Júlio César Oliveira Consulte outros textos deste autor