Previsões E Estimativas Das Safras Agrícolas Do Estado De São Paulo, Ano Agrícola 2001/02, Junho De 2002

            Neste quinto levantamento de previsões e estimativas de safras, realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de 03 a 26 de junho de 2002, são apresentados os resultados finais do ano agrícola 2001/02 para a grande parte dos produtos agrícolas com importância econômica no Estado de São Paulo.
            Na análise da evolução da agricultura paulista, entre as safras 2000/01 e 2001/02, verifica-se que os índices agregados para o conjunto de culturas indicaram estabilidade de área e expressivo acréscimo (10,65%) na produção, resultante de aumento de 9,69% na produtividade da terra.
            Para as culturas anuais calcularam-se redução de 1,29% na área e aumento de 6,04% na produção. Comportamento similar foi estimado para o grupo dos grãos, com queda de 1,46% na área e aumento na produção (1,47%), em decorrência de elevação de 2,97% na produtividade. Para as culturas perenes e semi-perenes os aumentos esperados são de 1,63% na área plantada e de 9,64% na produtividade da terra, que deverão refletir em acréscimo de 12,07% na produção.
            Os resultados finais obtidos na safra 2001/02 para os produtos - algodão, amendoim da seca, arroz, batata da seca, cebola de soqueira, milho e soja - vieram confirmar os valores registrados nos levantamentos parciais. Para o feijão da seca, que também teve sua safra encerrada, as informações não ratificaram as anteriormente obtidas, porque houve queda significativa no rendimento da cultura na principal região produtora do Estado, em virtude das condições climáticas desfavoráveis.
            Os produtores de trigo têm sido incentivados, tanto pelo setor privado quanto pelo público, para resgatar a cultura, o que justifica os aumentos previstos de 54,2% na área e de 40,7% na produção, em relação a 2000/01. Espera-se uma queda na produtividade (8,8%) devido à estiagem prolongada ocorrida nas regiões produtoras.
            Dentre as demais culturas de inverno, são previstos para o milho safrinha e para o feijão de inverno decréscimos de área, de produção e de produtividade. Já para a soja safrinha, apesar da redução de 28,8% na área plantada, espera-se um rendimento 8,3% superior ao da safra passada, resultando numa redução menor na produção, decorrente das boas condições climáticas na região de produção.
            Os dados para a cultura de café repetem as tendências do levantamento realizado em abril, com pequeno aumento de área (0,8%) e elevados acréscimos na produtividade (48,3%) e na produção (56,8%).
            As previsões indicam para a cana destinada à indústria área, produção e produtividade maiores em 2,1%, 5,2% e 2,5%, respectivamente, em relação à safra passada.
            A cultura da banana apresenta incrementos de 1,7% em termos de área e de 5,3% na produção.
            Quanto à laranja, não ocorreu nenhum evento desfavorável à cultura. Desta forma são previstos, comparativamente à safra anterior, aumentos de 1,5% na área e de 13,5% na produtividade, o que deverá resultar numa produção de 374 milhões de caixas de 40,8 quilos.
            O próximo levantamento, a ser efetuado em setembro de 2002, trará as primeiras informações de intenção de plantio das culturas da safra de verão para 2002/03 e os resultados finais dos produtos agrícolas de inverno, banana e café no ano agrícola 2001/02.

 


Quadro comparativo de área, produção e rendimento dos principais produtos vegetais, Estado de São Paulo, safra 2001/02 relativamente a 2000/01
Total do Estado

Evolução da Agricultura no Ano Agrícola 2001/02, Relativamente a 2000/01, Estado de São Paulo

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2001/02
Algodão, Amendoim da seca
Arroz de sequeiro e Feijão da seca
Cana para indústria e Cana para forragem
Mandioca para indústria e Mandioca para mesa
Milho e Soja
Tomate envarado e Tomate rasteiro
Feijão de inverno e Milho safrinha
Banana e Café beneficiado
Laranja

Estatísticas da produção vegetal, por produto, total do Estado de São Paulo, safra 2001/02
Outros vegetais

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2001/02, 5º Levantamento, Junho de 2002
Algodão em caroço, Amendoim da seca, Arroz de sequeiro e Feijão da seca
Cana para indústria, Cana para forragem, Mandioca para indústria e Mandioca para mesa
Milho, Soja, Tomate envarado e Tomate rasteiro
Feijão de inverno, Milho safrinha, Banana e Café beneficiado
Laranja
 

 

Data de Publicação: 23/08/2002

Autor(es): Denise Viani Caser (dcaser@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Montragio Pires de Camargo Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
Carlos Nabil Ghobril (nabil@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor