XXXVI Asemblea Anual del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración (CLADEA) - Cidade do México - 25 a 28 de setembro de 2001 , Ecr E As Pequenas Empresas Varejistas: O Papel Do Atacado

Resumo: A abertura do mercado brasileiro e a estabilização da economia trouxeram grandes transformações na distribuição de alimentos no Brasil. Um dos projetos que buscam dar esta eficiência e competitividade ao setor de alimentos no mundo é o Efficient Consumer Response - ECR. O objetivo deste estudo foi verificar qual a participação das empresas atacadistas neste projeto. Chegou-se à conclusão de que a implantação da filosofia ECR é por natureza complexa, mas que torna-se ainda mais difícil quando empresas menores estão envolvidas, pois o sucesso da implantação depende do compromisso de várias áreas da empresa trabalharem numa nova forma de organização, onde a qualidade e disponibilidade de informação são essenciais para o sucesso. As tentativas de trabalho conjunto entre grandes e pequenas empresas só trouxeram resultados positivos quando o elo de maior tamanho da cadeia tinha experiência no processo de implantação de ECR, e assumiu o controle. O uso mais intenso de tecnologia de informação, a padronização de operações e sortimento, num conjunto grande o suficiente de pequenas lojas, que crie uma massa crítica de parceiros para o atacadista, pode permitir a reposição eficiente dos itens mais relevantes para o varejo. O sortimento eficiente deverá ser meta de mais longo prazo no atendimento do pequeno varejo.
 

Data de Publicação: 23/11/2001

Autor(es): Heitor Takashi Kato Consulte outros textos deste autor
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Marina Brasil Rocha (mabrasil@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor