Distribuição Da Malha Viária Rural E Da Produção Agropecuária Municipal No Estado De São Paulo

            O estudo propõe a estruturação de um Índice de Representatividade da Malha Viária Municipal (IRMV), expresso em ha/km, a partir de dados básicos municipais como estradas rurais, rebanho bovino e áreas rural, agropecuária e área cultivada. O índice foi obtido pelo coeficiente entre a área expressa em hectares e a extensão da malha viária expressa em quilômetros lineares de estradas rurais. O objetivo é oferecer instrumental para as autoridades públicas do agronegócio priorizarem as intervenções visando ao aprimoramento dessa infra-estrutura vital à economia do Estado. Propõe a constituição de consórcios relativamente homogêneos para o planejamento da ação governamental. Conclui que a associação entre a área cultivada e o IRMV calculado para a área cultivada é mais consistente com o conceito de rotas comerciais estratégicas para as cadeias de produção dos agronegócios. E aponta distorção quando se consideram na composição dos indicadores a vegetação natural e a pastagem existente. Daí a necessidade de exclusão das áreas de vegetação natural e da apropriação da pecuária pela fonte de mercadoria (o rebanho), a fim de estimar área de pastagem compatível.

            O estudo propõe a estruturação de um Índice de Representatividade da Malha Viária Municipal (IRMV), expresso em ha/km, a partir de dados básicos municipais como estradas rurais, rebanho bovino e áreas rural, agropecuária e área cultivada. O índice foi obtido pelo coeficiente entre a área expressa em hectares e a extensão da malha viária expressa em quilômetros lineares de estradas rurais. O objetivo é oferecer instrumental para as autoridades públicas do agronegócio priorizarem as intervenções visando ao aprimoramento dessa infra-estrutura vital à economia do Estado. Propõe a constituição de consórcios relativamente homogêneos para o planejamento da ação governamental. Conclui que a associação entre a área cultivada e o IRMV calculado para a área cultivada é mais consistente com o conceito de rotas comerciais estratégicas para as cadeias de produção dos agronegócios. E aponta distorção quando se consideram na composição dos indicadores a vegetação natural e a pastagem existente. Daí a necessidade de exclusão das áreas de vegetação natural e da apropriação da pecuária pela fonte de mercadoria (o rebanho), a fim de estimar área de pastagem compatível.

            O estudo propõe a estruturação de um Índice de Representatividade da Malha Viária Municipal (IRMV), expresso em ha/km, a partir de dados básicos municipais como estradas rurais, rebanho bovino e áreas rural, agropecuária e área cultivada. O índice foi obtido pelo coeficiente entre a área expressa em hectares e a extensão da malha viária expressa em quilômetros lineares de estradas rurais. O objetivo é oferecer instrumental para as autoridades públicas do agronegócio priorizarem as intervenções visando ao aprimoramento dessa infra-estrutura vital à economia do Estado. Propõe a constituição de consórcios relativamente homogêneos para o planejamento da ação governamental. Conclui que a associação entre a área cultivada e o IRMV calculado para a área cultivada é mais consistente com o conceito de rotas comerciais estratégicas para as cadeias de produção dos agronegócios. E aponta distorção quando se consideram na composição dos indicadores a vegetação natural e a pastagem existente. Daí a necessidade de exclusão das áreas de vegetação natural e da apropriação da pecuária pela fonte de mercadoria (o rebanho), a fim de estimar área de pastagem compatível.

Data de Publicação: 01/01/2003

Autor(es): José Sidnei Gonçalves (sydy@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Sueli Alves Moreira Souza Consulte outros textos deste autor
Sonia Marina Silveira Consulte outros textos deste autor
Silvio de Barros Filho Consulte outros textos deste autor