Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2003/04, Intenção de Plantio, e Ano Agrícola 2002/03, Levantamento Final, Setembro de 2003

            O primeiro levantamento para a safra 2003/04 que indica a provável área a ser plantada, em hectare, pelos agricultores, deve apresentar crescimento de 5,8%. Esse levantamento, realizado de 01 a 19 de setembro pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), indica que para todas as culturas da safra de verão os agricultores devem aumentar a área plantada.
            A expectativa de aumento de 8,3% na área de algodão pode ser atribuída às elevadas cotações verificadas no mercado internacional, com reflexo nos preços praticados no mercado de algodão em pluma, e à recomposição dos estoques internos, em virtude da maior quantidade a ser destinada ao exterior quando comparada com o resultado final da safra 2002/03.
            Quanto ao amendoim das águas espera-se acréscimo de 5,5% na área, tendo em vista o estímulo dos produtores frente aos preços praticados na safra passada.
            Para a cultura do arroz (de sequeiro, várzea e irrigado) há indicação de elevação na área plantada (5,6%), enquanto para a batata das águas o levantamento registra uma área estadual estabilizada ao redor de 11 mil hectares como nos últimos anos.
            A perspectiva para a safra de feijão das águas 2003/04, no Estado de São Paulo, é de 9,8% a mais na área cultivada, em relação ao ano agrícola anterior. Os níveis excepcionais de preços recebidos pelos produtores, no primeiro quadrimestre deste ano, não seriam motivo suficiente para animar os produtores, dada a queda nos preços que vem ocorrendo às vésperas do novo plantio da safra das águas, o que indica grande incerteza no mercado de feijão. Apesar disso, vale a pena lembrar que, desde junho de 2002 até julho de 2003, os preços médios recebidos pelos produtores paulistas ficaram acima da média histórica do período 1996-2003, o que poderá impedir decréscimo na área de plantio em condições normais.
            Os produtores paulistas sinalizam aumento de 10,0% na área a ser ocupada por soja em substituição às áreas de pastagens, feijão e milho, devido à maior rentabilidade, e pelo aumento dos preços que foram impulsionados pela quebra da safra americana.
            Das principais culturas das águas referentes à safra 2003/04, o milho é o que apresenta os menores ganhos de área, comparativamente ao ano agrícola anterior (1,8%), justificado pelas baixas cotações em função dos altos estoques de passagem e cedendo área para a cultura da soja.
            Alterações conjunturais que venham ocorrer durante a safra poderão modificar esta intenção de plantio. O próximo levantamento a ser realizado em novembro de 2003 poderá registrar esses fatos e trará as primeiras informações de produção e produtividade das culturas das safras das águas.
            Nesta quarta previsão da safra agrícola 2002/03 para a cana-de-açúcar destinada à indústria, a recuperação de preços nos mercados internos de açúcar e álcool, com perspectivas de crescimento nestes mercados, e maior participação do Brasil no mercado externo de açúcar foram os principais motivadores da expansão dos plantios. A área ultrapassou os 3,3 milhões de hectares, registrando-se aumento de 5,2% em relação a 2001/02, e a produção estimada foi 6,4% superior, atingindo 226,3 milhões de toneladas.
            As informações de cebola de muda para essa safra ratificam as anteriormente obtidas, apresentando diminuição na produção (3,1%) e no rendimento (4,4%) apesar da recuperação de 1,3% na área plantada.
            Na pesquisa efetuada em setembro foram também obtidos alguns números finais para a safra 2002/03.
            Para as culturas de inverno - feijão de inverno, milho safrinha e soja safrinha - as estimativas finais são de aumentos de área (21,2%, 4,5% e 36,8%, respectivamente), de produção (25,8%, 66,8% e 42,4%) e de produtividade agrícola (3,5%, 59,7% e 4,1%), em relação à safra passada, proporcionados pelas condições climáticas adequadas às culturas.
            As previsões da área e da produção da cultura de trigo para a safra 2002/03 foram 46,6% e 92,5%, respectivamente, superiores que os da safra passada, tendo em vista os níveis dos preços recebidos pelos produtores serem os mais elevados desde 1990. Além disso, os triticultores têm sido incentivados pelos setores público e privado para resgatar a cultura.
            Na bananicultura observou-se ligeiro decréscimo na produção (0,8%), compensado pela estabilidade no rendimento (0,5%), apesar da queda de 5,5% na área plantada.
            A produção de café no Estado de São Paulo, terceiro maior produtor do grão no Brasil, é de 2,8 milhões de sacas de 60 quilos, uma baixa de 39,3% em comparação às sacas colhidas na temporada passada. A queda da produção deveu-se principalmente ao ciclo bianual do café, que a uma grande safra segue-se um ano de pequena produção. As informações registraram também que a produtividade obtida na atual safra ficou restringida pela seca no período de floração no fim do ano passado (39,9% menor). A área plantada com café no Estado foi estimada em 248,5 mil hectares, praticamente a mesma da safra 2001/02 (0,7% menor).
            No levantamento da safra agrícola 2002/03 de laranja, a diminuição de 9,6% registrada na produção, em relação à safra passada, foi atribuída ao rendimento 9,4% menor, havendo estabilidade na área plantada (0,4%). O principal motivo deste quadro foi a estiagem que ocorreu nas principais regiões produtoras ao longo do segundo semestre de 2002 e pelas elevadas temperaturas no final do ano, prejudicando a florada, embora tenham ocorrido melhores tratos culturais nos pomares em função dos preços de mercado. Quando se considera a zona citrícola formada pelas 16 principais regiões produtoras (EDRs), a colheita resume-se a 298,4 milhões de caixas de 40,8kg (91% da produção estadual). Na produção de 327,1 milhões de caixas de 40,8kg referente à safra agrícola do Estado de São Paulo estão incluídas as perdas. É preciso destacar que nesta previsão inclui-se cerca de 20 milhões de caixas de 40,8kg de laranja doce (baianinha e lima) que, comumente, não se constitui em matéria-prima para a indústria paulista de suco de laranja.
 


Quadro comparativo de área, produção e rendimento dos principais produtos vegetais, Estado de São Paulo, safra 2003/04 relativamente a 2002/03 - Intenção de Plantio
Total do Estado

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2002/03 - Intenção de Plantio
Algodão, Amendoim das águas
Arroz, Batata das águas
Feijão das águas, Milho, Soja

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2002/03, Intenção de Plantio, Setembro de 2003
Algodão, Amendoim das águas, Arroz, Batata das águas
Feijão das águas, Milho, Soja



Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2002/03 - 4º Levantamento
Cana para indústria

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2002/03, 4º Levantamento, Setembro de 2003
Cana para indústria



Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2002/03 - Levantamento Final
Laranja
Feijão de inverno, Milho safrinha, Soja safrinha
Banana, Café beneficiado

Estatísticas da produção vegetal, por produto, total do Estado de São Paulo, safra 2002/03 - Levantamento Final
Outros vegetais

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2002/03, Levantamento Final, Setembro de 2003
Laranja, Feijão de inverno, Milho safrinha, Soja safrinha, Banana, Café beneficiado

Data de Publicação: 13/11/2003

Autor(es): Denise Viani Caser (dcaser@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Ana Maria Montragio Pires de Camargo Consulte outros textos deste autor
Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco Consulte outros textos deste autor
Carlos Nabil Ghobril (nabil@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor