Mercado mundial da banana: produção, comércio e participação brasileira

RESUMO: O artigo analisa a produção e o comércio mundial de banana (e plátano) a partir do início da década de 1990, enfatizando, especialmente, a participação do Brasil. Os resultados obtidos mostram que a produção brasileira de banana perdeu importância no cenário mundial, devido ao pequeno crescimento apresentado no período analisado. A exportação, por sua vez, continua sendo pouco representativa nas transações internacionais e, em 2001, significou apenas 0,75% e 0,38% do volume e do valor total exportados. Os principais mercados para a banana brasileira ainda são a Argentina e o Uruguai, embora se constate, nos últimos anos, uma maior diversificação das exportações para outros países. O Brasil pode ser incluído no grupo dos países que, por não possuírem condições suficientes para competir com êxito nos mercados internacionais, destacam-se apenas como produtores. A presença das empresas multinacionais continua sendo muito forte no setor, tanto no lado da produção quanto da comercialização.

Data de Publicação: 01/10/2003

Autor(es): Joao Caetano Fioravanço Consulte outros textos deste autor