Mecanismos Organizacionais Como Resposta A Informação Imperfeita - A Questão Da Segurança Dos Alimentos

RESUMO: Na sociedade atual, os hábitos de consumo se tornaram massivos e o questiona-mento sobre a qualidade e a procedência ganham espaço nos critérios de opções de compra dos con-sumidores. Este estudo leva em consideração a existência de informação imperfeita no setor alimentar. Ela pode ser explicada pelo fato de que, freqüentemente, o fornecedor conhece muito mais a respeito da qualidade de seu produto do que o consumidor. Com isso, o objetivo deste texto é apresentar os meca-nismos organizacionais (padronização, certificação, rastreamento, rotulagem e marca) como uma res-posta à informação imperfeita. Além disso, uma abordagem sobre a segurança e a qualidade sob o en-foque alimentar e os princípios do direito do consumidor são desenvolvidos para norteamento dos crité-rios que normalmente são adotados.

Palavras-chave: informação imperfeita, custo de transação, direito do consumidor, segurança dos ali-mentos.

Data de Publicação: 28/09/2007

Autor(es): Adriana Carvalho Pinto Vieira Consulte outros textos deste autor
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