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Exportações de vinhos e derivados e o processo de internacionalização das vinícolas brasileiras
                     RESUMO: Este estudo apresenta o comportamento das exportações de vinho no período de 2000-06, através de análise descritiva de dados secundários do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC/SECEX). Os dados indicam que, através do programa de incentivo às exportações  Palavras-chave: internacionalização, vinhos, Brasil, market.   
e do esforço conjunto de vinícolas brasileiras, ocorreu significativo aumento das exportações nos últimos três anos, com expansão de vendas de vinhos finos de varietais européias. A pauta de países compradores também ampliou de 16 para 41, indicando que novos consumidores externos estão adquirindo e conhecendo o vinho brasileiro. A análise do Modelo Diamante indica que a estratégia de consórcio das vinícolas brasileiras, o incremento na demanda por vinhos do novo mundo e o papel catalisador do governo no processo foram fatores favoráveis às exportações. 
Data de Publicação: 29/11/2007
                Autor(es): 
                Geni Satiko Sato (sato@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
José Alberto Angelo (jose.angelo@sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor              

                    
                        