Livro reúne 17 anos de conhecimento sobre o café

          Os pesquisadores Celso Luis Rodrigues Vegro, Francisco Alberto Pino, Maria Célia Martins de Souza, Marli Dias Mascarenhas Oliveira e Sebastião Nogueira Jr., do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estão entre os autores do livro Por trás de uma xícara de café, da Editora Tangará. O livro é organizado pela professora Mara Luiza Gonçalves Freitas e tem o prefácio do ex-ministro e professor Roberto Rodrigues.  

          A obra retrata os últimos 17 anos da cadeia agroindustrial do café e oferece importante reflexão sobre os diversos elos da cadeia e a perspectiva dos cafés especiais. Vai do grão à xícara e avança ainda sobre os meandros das instituições, dos comércios internacional e nacional, da sustentabilidade, da restreabilidade e dos modos de consumo. Os artigos foram produzidos por 32 pesquisadores brasileiros das áreas de administração e economia.

          No Capítulo IV, os pesquisadores Maria Célia Martins, Maria Sylvia Macchione Saes e Fábio Dolnikoff abordam o tema Organização da indústria de café orgânico na região “Sul de Minas”, Brasil. Já no Capítulo VI, Marli Dias Oliveira, Alceu Arruda Veiga Filho (DGE-APTA), Celso Vegro e Paulo Sérgio Vianna Mattosinho tratam do tema Investimentos e rentabilidade na produção de cafés especiais: um estudo de caso.

          Exportação de café torrado e moído: mercado potencial é o título do Capítulo XIV, dos pesquisadores Celso Vegro, Francisco Pino, Sebastião Nogueira e Luiz Moricochi. 

          Mais informações sobre o livro, inclusive sobre como adquirir um exemplar, podem ser encontradas no site: www.marafreitas.adm.br. Outros pontos de venda são: Livrarias da UFMG (31 3218-9346) e Livrarias Adeptus (65 3627-6666).

Data de Publicação: 27/02/2008

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor