Exportações de carne bovina e a questão européia, em palestra no IEA

            O Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove, no dia 29 de maio às 9 horas, a palestra “A carne bovina e a questão européia”, do engenheiro agrícola e jornalista Wilson Tomanik. O palestrante é diretor-executivo da “Triplo A – Standards”, empresa internacional de pesquisas e de normalização, especializada nas cadeias de produção do agronegócio.

            Tomanik vai analisar as principais reclamações da União Européia, em relação à carne bovina exportada pelo Brasil, sob os aspectos “real” e “político”, além de comentar o posicionamento do governo brasileiro. Também vai propor soluções como a rastreabilidade da fazenda à mesa do consumidor, a blindagem contra doenças (aftosa, brucelose, etc.), programas de qualidade reconhecidos internacionalmente, uso do selo de qualidade no produto e ações que o governo deveria adotar.

            Tomanik é engenheiro agrícola formado pela Universidade Federal de Viçosa e jornalista pelas Faculdades Rio Branco, tendo sido estagiário no IEA. Iniciou a carreira como empreendedor no mercado financeiro e por mais de 15 anos ocupou cargos executivos em empresas de engenharia. Há quatro anos, atua também como consultor de negócios e de planejamento estratégico para empresas ligadas ao segmento de agronegócios. Nos últimos dois anos, têm realizado palestras sobre processos de certificação de qualidade em universidades, institutos de pesquisa e empresas do segmento agroindustrial.

            Na Triplo A, coordena o desenvolvimento de programas de qualidade, auditados pelos principais organismos certificadores internacionais, com ISO 65, e aceitos em mais de 140 países. Entre os 16 programas de qualidade desenvolvidos até agora, destaca-se o protocolo “Triplo A – Bovinos”, norma alimentar que atua em todos os elos da cadeia de produção (da fazenda à mesa do consumidor), abrangendo simultaneamente os aspectos técnico-sanitários, administrativos, social, ambiental e de rastreabilidade total do produto. Outro programa é a 1ª. Certificação Internacional para o Etanol do mundo, o protocolo “Triplo A – Etanol”, que já terá, para a safra 2010/11, mais de 60 milhões de toneladas de cana certificadas (equivalente a mais de seis bilhões de litros de etanol).

            Mais informações e inscrições pelo e-mail cct@iea.sp.gov.br

 

Data de Publicação: 25/04/2008

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor