MERCADO DE BATATA: ações integradas na cadeia produtiva

No trabalho é mostrado um histórico recente da bataticultura brasileira e são quantificadas as produções, por safras, no Brasil e na Argentina. São analisados os aspectos da globalização, seus reflexos e as transformações conjunturais da produção. São calculados e comparados os valores das principais variedades no comércio atacadista de São Paulo. Também é analisado o padrão estacional em Buenos Aires e em São Paulo, mostrando-se os períodos de safra e entressafra e concluindo-se que é possível planejar o cultivo e evitar os períodos de preços baixos.

Palavras-chave: batata, comercialização, produção, mercado, variedades, MERCOSUL.

tec1-0199.pdf

Data de Publicação: 01/01/1999

Autor(es): Waldemar Pires de Camargo Filho (camargofilho@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Humberto Sebastiao Alves (hsalves@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Antonio Roger Mazzei (mazzei@iea.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor