Análise Quantitativa das Pisciculturas da Região Paulista do Médio Paranapanema

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de caracterizar as pisciculturas da região do Médio Paranapanema,Estado de São Paulo, na safra 2007/08. Foram identificadas 360 propriedades. A área totalde espelho d’água em viveiros escavados correspondeu a 376,3 hectares e em tanques-rede a 2,5 hectares. Da produção total dos viveiros escavados, a tilápia representou 21,6%, o pacu 20,7%, a patinga20,4%, o tambacu 18,6%, o piauçu 6,2% e outras espécies 12,5%. A única espécie explorada nos tanques rede é a tilápia. O preço médio de venda dos produtores oscilou entre R$2,8 e 4,5kg e os preços comercializados nos pesqueiros entre R$5,0 e 6,9kg. Verificou-se que a piscicultura no Médio Paranapanema tende à estabilização da área de espelho d’água explorada no sistema de viveiros escavados, com perspectiva de aumento do número de produtores e da produtividade no sistema de cultivo em tanquesrede visando atender à demanda industrial.

Palavras-chave: caracterização da piscicultura, cultivo de peixes, sistema de produção, viveiros escavados, tanques-rede.

Data de Publicação: 30/10/2008

Autor(es): Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto (fernandafurlaneto@aptaregional.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor
Maura Seiko Tsutsui Esperancini (maura@fca.unesp.br) Consulte outros textos deste autor
Osmar de Carvalho Bueno Consulte outros textos deste autor
Luiz Marques da Silva Ayroza Consulte outros textos deste autor
Daercy Maria Monteiro de Rezende Ayroza (dadyroza@aptaregional. sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor